SUBSEDE BEBEDOURO

Mudar é dificil mas é possivel -Paulo Freire

domingo, 10 de julho de 2011

DICAS DE DVD - COLEÇÃO PAULO FREIRA

Coleção Paulo Freire

DVDs são introdução acessível à obra do educador

Reprodução
A importância do diálogo e a necessidade de se levar em conta os interesses e pressupostos do educando são idéias quase consensuais entre os educadores atualmente. Mas não eram quando Paulo Freire dava início à revolução educacional que promoveu.

Aliando uma sofisticada elaboração intelectual com um olhar corajoso e uma enorme capacidade de comunicação, Freire influenciou e influencia educadores de todo o mundo.

Onze pessoas que conviveram, estudaram e trabalharam com Paulo Freire uniram-se para tratar de sua vida e obra nesta coleção formada por quatro DVDs: Biografia, Educação, Inspirações e Legado.

Biografia
Neste DVD, com cerca de 40 minutos de duração, conta-se a vida de Paulo Freire, a partir de fatos históricos e saborosas histórias. Como diz Nita Freire, a vida e a obra em Paulo Freire se confundem. Seu pensamento é fruto daquilo que vivenciou. É um dado coerente com a visão que ele tinha da Educação, segundo o qual, deve partir da vida e servir à vida.


Educação
Com cerca de 55 minutos de duração, este DVD trata da complexa e original visão de Paulo Freire sobre a Educação, desde sua metodologia até aspectos filosóficos de sua obra. Freire mostrou não somente a importância do diálogo e de se levar em conta a vida e os interesses dos educandos, mas foi além. Mostrou como fazer isso. Ele teve a rara capacidade de traduzir de modo a parecer tão simples algo que é profundo e transformador.


Inspirações
Neste DVD, com cerca de 62 minutos de duração, são sugeridas algumas aulas com abordagens "freireanas", além de conter dois breves documentários sobre duas escolas que têm suas práticas pedagógicas profundamente marcadas por Paulo Freire. Ao longo de sua vida, o educador surpreendeu a muitos por não ter uma visão nostálgica de suas primeiras e fundamentais descobertas. Não achava que deveria ser copiado, mas valorizava aqueles que, inspirando-se em seu pensamento, traziam novas visões e práticas educativas.


Legado
Finalmente, são discutidos os principais exemplos e influências que esse brilhante homem e educador nos deixou. Em sua vida, Paulo Freire foi um exemplo de coerência e coragem. Mas também de excelente senso de humor e de uma vivacidade transbordante. Deixou uma obra, profunda e densa, uma obra para o futuro.

Participam da coleção: Alípio Casali; Celso Beisiegel; Claudius Ceccon; Frei Betto; Lisete Arelaro; Luiz Carlos Menezes; Nita Freire; Osmar Fávero; Pedro Pontual; Plínio Arruda Sampaio; e Vera Barreto. A direção é de Regis Horta e Paulo Aspis.


Coleção Paulo Freire
Quatro DVDs
Produtora: ATTA Mídia e Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário